Entenda o que isso significa para o seu bolso!
Neste mês entramos na bandeira vermelha patamar 1, que não era acionada desde maio de 2021. Isso ocorre quando há um aumento significativo nos custos de produção de energia elétrica no Brasil. Este valor é repassado aos consumidores, o que resulta em um acréscimo de R$7,00 a cada 100 kWh consumidos.
Este aumento ocorre relacionado aos custos necessários para manter a geração de energia. Quando entramos em Bandeira Vermelha Patamar 1 significa que isso é uma situação ruim, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental. A gente explica para você as condições que fazem com que essa bandeira é ativada:
Quando o nível de reservatórios das hidrelétricas está baixo:
As hidrelétricas são a principal fonte de energia do Brasil e, quando os reservatórios estão baixos, a pressão e o volume de água que passam pelas turbinas diminuem e a capacidade de gerar energia também.
Consumo para outros fins:
Além disso, reservatórios de hidrelétricas podem ser usados como fonte de água para consumo humano e irrigação agrícola. Quando o nível da água está baixo é preciso priorizar essas necessidades em relação à geração de energia, para evitar desabastecimento.
Aumento no uso de usinas termelétricas:
Com a redução da geração hidrelétrica, é necessário ativar usinas termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado, pois utilizam combustíveis fósseis, como gás natural, óleo diesel ou carvão.
Agravamento das condições dos recursos hídricos:
Além da redução da chuva nas regiões das bacias hidrográficas que abastecem as hidrelétricas, erros ou constantes alterações na previsão climática, impactam negativamente a capacidade de planejamento e operação do sistema elétrico.
Neste período, uma das únicas saídas é economizar:
- Aproveite ao máximo a luz natural e substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED;
- Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, muitos continuam consumindo energia no modo stand-by;
- Utilize a máquina de lavar roupas e louças apenas quando estiverem com a capacidade máxima;
Investir em energia solar pode ser uma excelente decisão, durante períodos de bandeira vermelha. Além de oferecer economia imediata, também garante financeiro a médio e longo prazo:
- O investimento em energia solar permite que você gere sua própria eletricidade, reduz a dependência da rede elétrica e, consequentemente, o impacto das bandeiras tarifárias.
- Em período de bandeira vermelha, quando o custo da energia é maior, o retorno sobre o investimento em energia solar pode ser mais rápido.
- Uma usina de energia fotovoltaica pode aumentar o valor da sua propriedade, sendo um ativo que agrega valor a longo prazo.
- Com a geração própria de energia, você se torna menos dependente da rede elétrica. Com energia solar, você pode prever melhor seus custos de energia, já que não está sujeito às variações das tarifas de energia da rede.
Outra alternativa para “fugir” do aumento dos custos com energia é associar-se a uma cooperativa de energia, já que, os consumidores podem se beneficiar de preços de energia mais estáveis e previsíveis, o que protege de períodos como este, em que estamos em bandeira vermelha. Para além da economia em períodos de bandeira vermelha, você também se beneficia de um fornecimento de energia mais sustentável, estável e econômica.